PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 6ª SUBSEÇÃO DE SINOP

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Maio de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Comissão de Direito Penal denuncia descumprimento de portaria

22/08/2012 13:57 | Penitenciária Central
    Membros da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da OAB/MT denunciam o descumprimento da Portaria nº 07/2012/GAB/SEJUD, que normatiza a entrada de advogados nos estabelecimentos penais e unidades socioeducativas do Estado. O presidente da comissão, Waldir Caldas, e os integrantes Leonardo Moro Bassil Dower e Jorge Henrique Franco Godoy informam que apesar da divulgação e fixação de cópia do documento em delegacias, cadeias públicas e penitenciárias, os servidores não tem cumprido a determinação e, segundo os advogados, a situação é ainda pior no interior do Estado.
 
    Diante disso, algumas sugestões foram elencadas como, por exemplo, realizar reunião com a Diretoria da OAB/MT para tratar da confecção de banners para fixar nas delegacias e penitenciárias de Cuiabá e do interior. Além disso, o advogado Ulisses Rabaneda sugeriu que seja encaminhado ofício ao secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, sobre o descumprimento da portaria. O presidente da Comissão de Segurança Pública, Almerindo Costa, também recomendou o encaminhamento do ofício para o Comando Geral da Polícia Militar do Estado.
 
    Ainda sobre o descumprimento da portaria, Leonardo Dower comentou que muitas vezes os entraves causados por agentes e policiais militares no seu cumprimento ocorrem devido ao conhecimento superficial sobre direito nas aulas ministradas na Escola de Formações de Militares, o que acaba comprometendo o atendimento aos advogados em delegacias, cadeias públicas e penitenciárias.
 
    Diante deste fato, o advogado propôs a indicação de alguns profissionais da área para ministrar aulas no curso de formações de policiais, sugestão aceita pelo presidente da Comissão de Segurança Pública, que informou à Comissão de Direito Penal e Processo Penal que já havia conversado sobre o assunto com o diretor da Escola de Formação de Policiais.
 
Manifestação – Em reunião realizada em abril entre a diretoria da OAB/MT, membros da Comissão de Direito Penal e Processo Penal e do Tribunal de Defesa das Prerrogativas com o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, este ressaltou que será aplicada sanção penal e instaurado os devidos procedimentos administrativos em face dos servidores que não cumprirem os termos da comunicação interna, bem como da Portaria nº 007/2012.
 
    Na ocasião, Paulo Lessa disse que “quer ser informado caso essa portaria não esteja sendo cumprida para exigir a instauração dos procedimentos cabíveis. O advogado tem fé pública e pode entrar nas unidades mesmo sem ter procuração. Não pode ser barrado", destacou.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp