01/02/2023 14:14 | VOZ DA SOCIEDADE
Foto da Notícia: Conselheiro federal da OAB-MT e procurador-geral do CFOAB participa da segunda reunião do gabinete instaurado para acompanhar ações pós depredações nas sedes dos Três Poderes
imgConselheiro federal da Seccional de Mato Grosso e procurador-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), Ulisses Rabaneda, participou, dia 26 de janeiro, da segunda reunião do Gabinete de Preservação e Mobilização Institucional, grupo criado pelo governo do Distrito Federal para o acompanhamento de ações após a depredação das sedes dos Três Poderes em atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro.

Na reunião, foi debatida a situação das pessoas que foram presas por suspeita de participação nos atos antidemocráticos, além de um balanço das dificuldades enfrentadas por advogados no atendimento aos detidos.

“Percebemos que há o empenho em recepcionar os advogados, fazer com que sejam atendidos. Contudo, houve uma massa de presos que ingressaram no sistema prisional de uma única vez. Já foram realizados mais de 3,5 mil atendimentos de advogados, mas nós temos notícias de agendamentos para março, o que é absolutamente impossível e inviável de se admitir. O preso precisa ter o atendimento de seu advogado imediatamente, e é isso o que nós pleiteamos”, relata Rabaneda.

Na reunião, ficou ajustado encontro entre a OAB e o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles, para tratar de ações que reduzam o tempo de espera.

Na segunda reunião do Gabinete de administração da crise,  estiveram presentes o conselheiro da Seccional de Mato Grosso e procurador-geral da OAB Nacional, Ulisses Rabaneda, o diretor-tesoureiro da OAB-DF, Rafael Teixeira Martins, no encontro representando o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr, a governadora em exercício, Celina Leão, membros do GDF que compõem o Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), membros da Câmara dos Deputados e da Defensoria Pública do DF.

Keka Weneck

Celular/WhatsApp: 65-99610-7865