Subseção de Rondonópolis recebe comitiva da OAB-MT para noite de debates

19/11/2020 14:45 | AO ENCONTRO DA ADVOCACIA
Foto da Notícia: Subseção de Rondonópolis recebe comitiva da OAB-MT para noite de debates

Foto: Divulgação

imgAdvogados e Advogadas de Rondonópolis se reuniram na Subseção do município para receber a comitiva do projeto “Ao Encontro da Advocacia”, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), na noite de quarta-feira (18). O grupo passa por cinco municípios da região sul do Estado, levantando temas pertinentes aos profissionais e debatendo soluções para os desafios impostos pelo efeito da pandemia de Covid-19.

“A pandemia não acabou e temos que estar preparados para enfrentá-la. Por isso estamos aqui, para ouvi-los. Obtivemos importantes conquistas desde abril e seguimos reiteradamente defendendo nossos direitos. O que nos faz avançar é o apoio da advocacia. Nosso papel é garantir o pleno exercício da profissão durante a pandemia e a prestação jurisdicional”, disse o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.

Ao lado da vice-presidente da Ordem, Gisela Cardoso, a presidente e a vice-presidente da Comissão de Direito da Mulher, Clarissa Lopes e Gabriela Correia, falaram com advogadas da região sobre  avanços nesta pauta e conclamaram a advocacia feminina a ocupar ainda mais espaços. Além disso, ao longo do evento também houve entrega da carteira a um jovem advogado e ainda a inauguração da Sala de Atendimento a Advocacia na Subseção”.

imgNa avaliação do presidente da Subseção, Stályn Paniago, mesmo diante do cenário, a Ordem nunca esteve tão próxima.

“Vivenciamos um momento diferente, que aparentemente o pior já passou mas temos sinais de que talvez tenhamos que tomar algumas cautelas. Isso fez com que criássemos alternativas para nos mantermos fortalecidos. Exemplo disso é a inauguração da Sala de Atendimento do Advogado, não seria possível sem o apoio da diretoria”.

Com relação ao contato com magistrados, restrito durante o período, Leonardo lembrou que, para resolver a situação, oficiou e ligou diretamente para juízes, pedindo retorno à advocacia. “Falamos pessoalmente com os desembargadores e o contato já foi reestabelecido.

”Já Gisela destacou a luta reiterada para a garantia do exercício profissional e da prestação jurisdicional. “Nosso principal desafio foi garantir o exercício profissional ao longo da pandemia. Diante disso, surgiu, em cooperação com o Judiciário, a digitalização dos processos e carga programada. Estamos vencendo”.

Na ocasião o conselheiro seccional da OAB-MT, Ronaldo Bezerra, destacou a ação da Ordem para resolver os problemas enfrentados pela advocacia previdenciária, “Se não fosse pelo intermédio da Seccional não teríamos recebido Requisições de Pequeno Valor. Sabemos que esta é apenas uma das iniciativas adotadas neste ano e ficamos gratos por saber que, no momento que a advocacia mais precisou a OAB-MT esteve presente”, disse.

O projeto “Ao Encontro da Advocacia” teve início pela subseções da região sul do Estado e tem como objetivo aproximar ainda mais a Seccional da advocacia do interior. A comitiva da Ordem saiu de Cuiabá, passou por Jaciara e Rondonópolis e seguiu rumo a Poxoréu, Campo Verde e Primavera.

Também participaram do encontro o secretário geral adjunto da Ordem, Fernando Figueiredo; o diretor tesoureiro, Helmut Daltro; os presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT) e da Escolha Superior da Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT), Ítallo Leite e Bruno Cintra; o conselheiro federal Duílio Piato; os conselheiros estaduais Bruno de Castro, Felipe de Oliveira Santos, Luiz Felipe de Oliveira, Rodrigo Araújo, Fernanda Beck, Hélio Machado, Abel Sguarezi e Eduardo Marçal; a presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental, Ana Carolina Barchet; o presidente da Comissão de Estudos da Lei de Falência e Insolvência Empresarial, Breno Miranda; o presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Guilherme Mendonça; o presidente da Comissão de Assuntos Fundiários, Houseman Tomás e as diretoras da CAA-MT, Roseni Farinácio e Marta Coavilla.