04/04/2019 13:59 | Março Sempre Mulher
Foto da Notícia: Encerramento do Mês da Mulher envolve advogadas em atividades para debater desafios profissionais e pessoais

Foto: Rafael Pereira/ ZF Press

imgMais de 70 mulheres advogadas de diversos municípios de Mato Grosso participaram do evento que marcou o encerramento da campanha “Março Sempre Mulher” em Cuiabá, na última quinta-feira (28). Ao longo de todo o mês, uma programação repleta de ações em todo o Estado, voltadas não apenas para as profissionais da advocacia, mas para toda a sociedade.

“Levar à população, às mulheres e aos homens a informação necessária, tentar mudar exatamente essa situação de machismo que ainda impera; isso é educação e isso a gente tem que buscar desde o banco da escola, com as crianças, até já lá no presídio como foi feito em Cáceres, por exemplo, com as palestras para aqueles que já estão cumprindo pena por violência doméstica. Esse envolvimento da Comissão de Direito da Mulher (CDM) realmente foi bastante gratificante”, ressaltou a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso.

Ao todo, foram mais de 60 eventos realizados ao longo do mês pela Comissão de Direito da Mulher (CDM) da OAB-MT em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT). Além de promover a reflexão sobre temas sociais e os desafios profissionais, os eventos também foram ponto de confraternização e troca de imgexperiências.

Presidente da CDM, Clarissa Lopes Dias destaca que em todo o mundo as mulheres começam a ganhar seu espaço, aumentando suas participações nos parlamentos, a exemplo do que aconteceu nas eleições dos Estados Unidos e do Brasil.

“Estamos num momento peculiar. As mulheres percebem que é importante sim ocupar lugar nas mesas de discussões, participar das políticas públicas e de suas carreiras”, destacou.

O universo de mulheres advogadas em Mato Grosso já se aproxima da metade de profissionais existentes: 47,26% do total 18.541.

No encerramento, a segunda edição do Workshop das Mulheres, traduziu um pouco deste paralelo entre os desafios profissionais e pessoais das mulheres advogadas e trouxe as palestras “A Importância da Gestão de imgEscritório de Advocacia” e “Despertar do Eu”.

A consultora de Gestão Integrada do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Mato Grosso , Denise Pimpim, ressaltou a importância de uma visão empreendedora para as profissionais autônomas, abordando técnicas de gerenciamento de seus escritórios que propiciem melhores resultados.

Já a coach Iwana Luiza Masson envolveu as advogadas em atividades que para promover mudanças de padrão de pensamento através do alinhamento de níveis neurológicos, proporcionando mais qualidade no dia a dia das profissionais.