Entrega do Prêmio Cândido Rondon tem casa cheia no auditório da OAB-MT

01/11/2018 16:12 | Protagonismo
Foto da Notícia: Entrega do Prêmio Cândido Rondon tem casa cheia no auditório da OAB-MT

imgO apoio e a assistência à pessoa idosa do Estado foram a razão para encher o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) na tarde da última quarta-feira (31), durante a entrega do 3º Prêmio Cândido Rondon. O homenageado em vida, o padre Anselmo Madriee (78 anos), de Mirassol D’Oeste, falou sobre a necessidade de orientar as pessoas idosas para que tenham uma vida melhor nessa fase. Conforme ele, muitos da comunidade onde atua conseguiram obter a aposentadoria após o trabalho de conscientização.

“A gente visitando as comunidades, celebrando a missa, orientava sobre as aposentadorias, coisas que eu aprendi participando de encontros, dizendo que precisavam ter documentos, tanto para o homem quanto para a mulher. Muitas senhoras, depois que se aposentaram, vieram agradecer porque através dessa pequena orientação, elas tiveram muita facilidade quando chegou o tempo da aposentadoria”, narrou o religioso.

No bairro Jardim São Paulo, em Mirassol, o padre iniciou uma comunidade paroquial. Foi lá que ele instituiu o Lar Emaús, um conjunto de nove casas que abriga prioritariamente pessoas idosas. A partir da reunião dos idosos da região, iniciou o trabalho de conscientização sobre a questão previdenciária partindo da organização dos documentos. Em virtude desse trabalho, recebeu o Prêmio Cândido Rondon instituído pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Também foi homenageada in memoriam a senhora Ilda de Oliveira e Silva Matos.

O presidente da Comissão do Direito do Idoso da OAB-MT, Isandir Rezende, parceiro na organização do evento, destacou a importância da pessoa idosa poder contar com a atuação da Ordem.

“Esta é a Casa que representa a sociedade civil e, portanto, é de vocês. Aquilo que tiverem para reclamar, denunciar, podem nos procurar. Uma das melhores formas para fazer as coisas mudarem é denunciar. Precisamos aprender a fazer isso, que está assegurado dentro da Constituição. Muitas vezes reclamamos, mas nos negamos a denunciar. E eu quero muito que essa consciência mude. Venham a essa Casa e façam a denúncia”, conclamou o advogado.

A presidente do Conselho, a defensora pública Sandra Cristina Alves, explicou o motivo pelo qual o prêmio foi criado, que é incentivar o protagonismo da pessoa idosa. “Nós só vamos conseguir fazer com que os idosos sejam protagonistas e passem a discutir seus direitos se nós unirmos forças. A OAB que nos apoia com tanto carinho é sempre nossa casa e todos os nossos parceiros. Sei que estão aceitando este desafio, que estão vindo e participando cada vez mais”.

O evento teve uma série de apresentações culturais protagonizadas por grupos de idosos de vários lugares da região, além da banda da Polícia Militar de Mato Grosso. img