24/10/2018 17:00 | Ressocialização
Foto da Notícia: Reunião no CRC com detentos e familiares marca preparação para trabalho na Capital

img A abertura de 600 novas vagas em serviços públicos pela prefeitura de Cuiabá para serem preenchidas por reeducandos das unidades prisionais da cidade teve a primeira reunião realizada na manhã desta quarta-feira (24), com os interessados e familiares. O encontro aconteceu no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), no bairro Carumbé, com a presença das entidades envolvidas na iniciativa. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou como membro do Conselho da Comunidade e intermediadora da iniciativa.

“A reunião foi para dar início ao trabalho de contração dos 600 reeducandos em Cuiabá. A prefeitura firmou uma parceria com a Fundação Nova Chance e com o Conselho da Comunidade, do qual a OAB faz parte, e foi a primeira reunião com os reeducandos e seus familiares”, informou o vice-presidente da OAB-MT, Flávio Ferreira.

No encontro, foram explicadas todas as implicações do convênio, que terá início no dia 6 de novembro, quando as primeiras 100 pessoas ingressam nas atividades. “Foi falado sobre a necessidade de que tudo corra bem para que essa oportunidade aos detentos possa durar por um ano e ser renovada depois”, acrescentou o advogado.

Cada um dos reeducandos irá receber um salário mínimo para atuar nas atividades de serviços públicos do município. “Estamos investindo na ressocialização, na economia para os cofres públicos, pois sairia mais caro para o município a contratação de outras pessoas, e na oportunidade aos reeducandos e familiares”, finalizou Flávio Ferreira.

Estiveram presentes na reunião ainda o juiz da Vara de Execuções, Geraldo Fidelis, a presidente da Fundação Nova Chance, Dinalva Oriede, o secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stopa, a presidente do Conselho da Comunidade, Silvia Tomaz, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, Fausto Freitas, o secretário adjunto do Sistema Penitenciário, Emanoel Flores, e o defensor público André Rosignolo.