Comissão da OAB-MT leva palestra sobre importância do voto a Livramento

01/10/2018 14:00 | Direito do Idoso

A Comissão de Direito do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) proferiu palestra sobre a importância da participação da pessoa idosa no processo eleitoral vigente, mesmo diante da desobrigatoriedade do voto para muitos, durante uma audiência pública realizada em Nossa Senhora do Livramento. O evento aconteceu na manhã da última quarta-feira (26) e teve o presidente da Comissão, Isandir Rezende, como representante da Ordem.

“Tratamos da importância, mesmo não sendo obrigatório, do voto. Colocamos para eles a situação em que se encontra hoje o país, financeiramente, do âmbito da saúde, da educação, da família. Também falamos da importância da escolha de um deputado federal nesse momento. Em uma década, estamos lutando para ver se a gente consegue ter no Estado alguém que esteja disposto a lutar pela classe idosa”, explicou o advogado.

Um exemplo utilizado pelo membro da OAB-MT para que os idosos se preocupem em votar é a necessidade da construção de centros de convivência nas cidades do interior. Em virtude da limitação orçamentária dos municípios, Isandir Rezende lembrou que, através dos deputados federais, é possível angariar recursos da ordem de R$ 3 milhões para construir cada espaço.

“Esses centros têm atendimento específico odontológico, médico, de fisioterapia, que são essenciais para a pessoa idosa. Eles também têm espaços de lazer com salão de festas, para criação artística como pintura, ou seja, um ambiente específico para o idoso. A maioria dos deputados federais entende que esse é um valor insignificante de investimento. Se houver um representante, fica mais fácil”, argumentou o presidente da Comissão.

Isandir Rezende também chamou atenção para a campanha que a OAB-MT está encampando para as medidas de proteção à pessoa idosa. Ele lembrou que tanto a Constituição Federal quanto o Estatuto do Idoso conferem esse direito. “Estamos iniciando um trabalho de exigir do Estado que o idoso tenha essa proteção já que se trata de uma garantia consolidada”.

A abertura do evento foi feita pela secretaria municipal de Assistência Social Elizabeth de Oliveira, que elencou todas as ações que vem sendo desenvolvidas neste ano pela pasta em atenção às pessoas idosas de Livramento.

A audiência aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento, como parte das comemorações alusivas ao “Dia Internacional do Idoso”, em 1° de outubro.