PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 6ª SUBSEÇÃO DE SINOP

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Debate por governo de MT transcorre com 'casa cheia' no auditório da OAB

24/09/2018 13:44 | Eleições 2018
Foto da Notícia: Debate por governo de MT transcorre com 'casa cheia' no auditório da OAB

Foto: ZF Press

    Com lotação máxima do auditório, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) cumpriu seu papel de contribuir para o debate de ideias em busca do voto consciente realizando o debate dos candidatos ao governo do Estado na noite da última quinta-feira (20). Em parceria com a TV e a Rádio Assembleia, o encontro dos cinco postulantes ao cargo máximo do Executivo estadual transcorreu de forma a privilegiar o confronto de propostas e foi elogiado pela organização. O debate foi transmitido via satélite, em sinal digital, para todo o Estado.

    O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, e a diretoria da entidade receberam um a um os cinco candidatos para deixar claro o propósito do debate, como parte da campanha da instituição “Voto não tem preço, voto tem consequência”.

    “A OAB, enquanto representante da sociedade civil organizada, porta-voz constitucional do cidadão, não pode apenas assistir ao processo político. Somos uma entidade apartidária, mas somos uma entidade que, representando o cidadão, exerce a fiscalização das eleições para que definitivamente represente a vontade popular e seja eleito o mais votado”, ponderou o presidente.

    Os quatro blocos do debate foram cumpridos pelos candidatos conforme as regras estabelecidas anteriormente. Leonardo Campos iniciou as discussões fazendo uma primeira pergunta a todos os cinco postulantes, a respeito da necessidade de priorizar investimentos nas ações essenciais, nos repasses aos Poderes, além do Ministério Público e da Defensoria Pública, frente às limitações impostas pelas normas para execução dos gastos públicos. O presidente também citou a necessidade do ajuizamento de ações para que a advocacia dativa receba em Mato Grosso.

    “Visto que invariavelmente as ações em saúde, segurança, educação, infraestrutura e tantas outras passam pelo crivo do Poder Judiciário. Elas demandam ao Judiciário, que apresenta necessidade orçamentária para atender. Da mesma forma, temos uma advocacia dativa que é uma das únicas do país a ter que brigar também na Justiça para receber o que lhe é de direito por não contar com uma lei que permita receber pelas vias administrativas”, contextualizou.

    No terceiro bloco houve a participação do público a partir de sorteio de nomes realizado antes do início da transmissão. Três advogados e dois estudantes de Direito fizeram os questionamentos, dentre eles o presidente da Comissão de Direito Penal da OAB-MT, Marco Antônio dos Santos, sobre os planos de cada postulante para o Sistema Prisional do Estado.

    Ao final, os candidatos comentaram a realização do embate. O governador e postulante Pedro Taques elogiou a organização. “A OAB, que faz a defesa do estado democrático de direito, exerceu seu papel e está de parabéns com a realização do debate”, comentou.

    O candidato Mauro Mendes avaliou como tranquilos a realização e o comportamento dos adversários. “Foi tranquilo, um debate dentro da linha da normalidade, todos se comportaram bem e fizemos um debate em cima de problemas e alternativas para Mato Grosso”.

    Para o postulante Moisés Franz, o encontro abriu chance para a conversa com o eleitor. “Esse debate foi uma grande oportunidade para conversar com o eleitor, apresentar as propostas e confrontar com os demais candidatos. Essa é uma demonstração de democracia, que você possa contribuir com propostas para um governo”.

    Wellington Fagundes também destacou a importância de a OAB-MT ter promovido o embate. “O debate é uma oportunidade para ouvir cada candidato e a OAB-MT, de uma forma bastante de liderança, de trabalho, consegue convidar os candidatos frente a frente para poder cada um mostrar suas propostas. Um debate de bom nível, de alto nível, na verdade”.

    O candidato Arthur Nogueira falou sobre a condução. “O debate foi muito bem conduzido, a OAB está de parabéns porque pôde fazer com que não houvesse desrespeito e respeitasse aquele que estava acompanhando em sua residência”.

    O presidente Leonardo Campos ainda fez um alerta ao eleitor mato-grossense sobre a utilização do aplicativo criado pela OAB-MT, o Cidadão Fiscal, que permite o acompanhamento de todas as normas eleitorais brasileiras, a prestação de contas dos candidatos e, ainda, a denúncia de fatos adversos quanto ao processo eleitoral.

    “O debate é um dos pilares da campanha. Além do debate em parceria com a Rádio e a TV Assembleia, que já é a segunda edição, temos também o aplicativo Cidadão Fiscal, que permite a todas as pessoas a consultar a legislação, código eleitoral, prestação de contas, propaganda, dentre outras normas, e também serve como um instrumento de fiscalização das eleições. As denúncias podem ser feitas por áudio, vídeo e foto”, finalizou.



Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp