PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 6ª SUBSEÇÃO DE SINOP

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

OABMT e Comissão de Direito da Mulher reafirmam atuação de comissão permanente nacional

24/03/2015 16:51 | Conselho Federal
    A vice-presidente da OABMT e coordenadora do projeto OABMT Mulher, Cláudia Aquino de Oliveira, e a presidente da Comissão de Direito da Mulher da Seccional, Juliana Nogueira, reafirmam a importância da atuação da Comissão da Mulher Advogada como forma de fortalecimento da mulher na sociedade brasileira. O Conselho Federal da OAB editou o Provimento nº 163/2015 para acrescentar o caráter permanente à comissão nacional. 
 
    “A Comissão da Mulher Advogada tem papel relevante na discussão e enfretamento de temas relativos à advocacia, em especial, igualdade de oportunidades, no mercado de trabalho, não discriminação da advogada, uso da linguagem inclusiva; todas são questões que merecem ser trabalhadas, cada passo, cada ação, para que as disparidades sejam reduzidas. E ainda, a Comissão tem importante missão de colaborar nos projetos e campanhas”, sublinhou Cláudia Aquino, ressaltando que o CFOAB, por meio da comissão, tem a oportunidade de trabalhar com a sociedade os grandes temas discutidos pela ONU e OIT, por exemplo, que manifestou preocupação com a não redução da igualdade entre homens e mulheres no trabalho. 
 
    O Conselho Federal criou em 8 de março de 2013 a Comissão Especial da Mulher Advogada (Cema). A presidente da CDM pontuou que, em consonância com o Colégio de Presidentes de Comissões da Mulher Advogada (ocorrido em outubro de 2014 durante a Conferência Nacional da Advocacia), o Conselho Federal torna a Cema em uma Comissão Permanente, ratificando a necessidade de atuar em prol das advogadas brasileiras, que são maioria no número de inscritas na Ordem. 
 
    “Essa é uma medida que fortalece a figura da mulher na sociedade brasileira, especialmente no exercício da advocacia. Segundo apurado, somos 52% dos profissionais da OAB. Além disso, essa comissão tem por finalidade trabalhar com todas as mulheres, não apenas as advogadas. Esse é o reconhecimento de que os direitos materializados na legislação constitucional e infraconstitucional precisam ser efetivados e de que a OAB reconhece isso. Ademais, ter uma comissão permanente implica na perpetuação do trabalho em prol das mulheres, ao passo que uma comissão especial tem caráter provisório e pode ser extinta em caso de eventual mudança na diretoria do Conselho Nacional. Em Mato Grosso, essa comissão é denominada de Comissão dos Direitos da Mulher, existe há pelo menos sete anos”, observou Juliana Nogueira.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp