PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 6ª SUBSEÇÃO DE SINOP

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Artigo | mais artigos

Novembro Azul: juntos no combate ao câncer de próstata

Data: 06/11/2018 15:00

Autor: Itallo Leite*

 

   img Iniciamos o mês de novembro empunhando mais uma bandeira. Desta vez, de cor azul e com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de próstata. Mesmo sendo a segunda causa de morte entre a população masculina, a doença ainda é vista como tabu. O preconceito é grande, gerando a desinformação sobre a forma de detecção e tratamento do câncer de próstata, por exemplo.
 
    O assunto é sério e precisa da atenção e envolvimento de todos, em especial, da família! Não podemos admitir que tantas vidas sejam perdidas para uma doença que – se diagnosticada precocemente - tem grandes chances de cura, como acontece com o câncer de mama (alvo da campanha Outubro Rosa).
 
    Só para termos uma ideia da seriedade do assunto, conforme o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, 2018 deve chegar ao fim com 68.000 novos casos de câncer de próstata registrados no Brasil. Isso é dizer que num grupo com 100.000 homens, 66 poderão ser acometidos pela enfermidade. E para 2019, a previsão do Inca é a mesma, ou seja, nada animadora.
 
    Então, o que estamos esperando? Esperaremos o registro de mais mortes para mudarmos nossa atitude? Esperaremos perder amigos, tios, primos, irmãos, filhos, pai para conscientizar-nos da necessidade dos exames preventivos?
 
    Você sabia, por exemplo, que a obesidade e o histórico familiar em 1º grau estão associados a um maior risco de desenvolvimento da doença? Pois é, muitas pessoas desconhecem essas informações.
 
    E é por isso que a Caixa de Assistência dos Advogados, braço social da OAB Mato Grosso, utilizará uma das mais poderosas ferramentas de comunicação da atualidade para levar o conhecimento ao maior número de pessoas: as redes sociais.
 
    Ao longo do mês, médicos especialistas falarão sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata de forma clara e objetiva. E essas dicas serão direcionadas aos homens, mas, mulheres, vocês serão nossas ajudantes nesse trabalho de conscientização, incentivando seus familiares a se cuidarem.
 
    Faremos com que o propósito dessa campanha não seja lembrando somente no dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, mas ao longo do mês. 
 

*Itallo Leite é advogado e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT)

WhatsApp